Ovírus T linfotrópico Humano (ou vírus linfotrópico humano de células T) infecta células de defesa do organismo, sendo de extrema importância para as gestantes, pois interferem nos cuidados, tanto de parto como da amamentação (comentarei sobre isso logo abaixo).
São dois subtipos: o 1°, que pode causar doenças; e o 2°, que quase nunca gera danos.
Há muita confusão, correlacionando HTLV e HIV (vírus da imunodeficiência Humana). Sim, eles têm semelhanças, mas não são a mesma coisa.
Oque eles têm de parecido: HTLV e HIV são retrovírus e apresentam forma de contágio semelhante, além de acometerem o sistema de defesa do organismo. E pára por aqui? Sim! HTLV não se transforma em HIV e, portanto, HTLV não gera a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
Uma paciente é chamada de soropositiva quando apresenta anticorpos no sangue, sendo identificados em exame de alta sensibilidade, o ELISA.
Há necessidade de teste confirmatório? Sim, pois há uma taxa de falsos positivos, isto é, pacientes que apresentaram o teste ELISA reagente porém não tem a doença. Esses testes são o Western-Blot, Imunofluorescência e PCR.
Atenção aqui: caso esse resultado confirmatório seja inconclusivo, deve-se repetir o exame num intervalo de 3 a 6 meses.
bebê pode ser contaminado no canal de pareto ou durante o aleitamento materno.
*Reforço aqui, para que se encerre de uma vez por todas o estigma sobre a doença: não há transmissão através de beijo, abraço, por gotículas no ar, compartilhamento de talheres e toalhas.
Basta evitarmos a exposição às situações que pontuei acima
Para citá-las, pois discorrer sobre elas é um outro assunto, as doenças que podem se desenvolver são a mielopatia ou a leucemia/linfoma de células T.
Observação: elas não acontecem concomitantemente.
Sim, as doenças e suas repercussões têm tratamento, porém não há maneira de se eliminar o vírus do organismo.
Portanto, dizemos que o HTLV pode evoluir com doenças tratáveis, porém ele não é curável.
Motivo de atenção: como grande parte dos portadores do HTLV são assintomáticos, a transmissão pode ocorrer de maneira fácil caso as pessoas se exponham às situações que apresentei acima. Então reforço, a prevenção é a melhor maneira de se cuidar.