Laqueadura Tubária
Abaixo comentarei sobre a última atualização da lei que regulamenta a esterilização tubária voluntária feminina (laqueadura tubária) e as técnicas cirúrgicas para a realização desse procedimento cirúrgico.
Nova Lei
Essa alteração entrou em vigor a partir de 04 de março de 2023, definindo as novas regras para aplicação da cirurgia:
Definição
A laqueadura/salpingectomia é um método de anticoncepção definitiva obtido pela via cirúrgica laparoscópica (mini invasiva) ou convencional (laparotomia).
Qual a Técnica de Realização ?
A via preferencial é a mini invasiva, realizada pela laparoscopia, sendo possível optar pela retirada completa da trompa uterina (salpingectomia) ou apenas de um fragmento mediante cauterização e corte da trompa (técnica de Pomeroy modificada).
Segmento Pós Operatório
Caso a opção seja pela técnica de Pomeroy modificada, deve-se realizar o exame de histerossalpingografia 90 dias após o procedimento para confirmação do sucesso cirúrgico de obstrução das trompas uterinas. Até a realização desse exame o casal deve fazer uso de outro método anticoncepcional para evitar o risco de uma gestação não desejada. Quando a opção é pela técnica de salpingectomia, não há necessidade de exame adicional no pós-operatório para confirmação do sucesso cirúrgico, uma vez que a trompa foi totalmente removida no intra operatório.
Quando realizada por laparoscopia, o afastamento costuma ser de 15 dias, com retorno às atividades habituais sem esforço e liberação completa com 30 dias de pós-operatório em pacientes com evolução adequada e avaliadas pelo seu médico.