Pólipos Uterinos
DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
Os pólipos são lesões, geralmente benignas, provenientes do crescimento do tecido de revestimento interno do útero, podendo estar localizados na cavidade uterina (pólipo endometrial) ou no canal do colo uterino (pólipo endocervical).
Como é Feito o Diagnóstico
Os exames de imagem são essenciais nos casos suspeitos de pólipos uterinos, sendo os principais exames a ultrassonografia transvaginal e a ressonância nuclear magnética de pelve.
A videohisteroscopia diagnóstica, por visualização direta, confirma essa suspeita diagnóstica. Em alguns casos, os pólipos podem ser diagnosticados durante o exame físico (no caso de pólipos que se exteriorizam pelo orifício externo do colo uterino).
Quadro Clínico: Quais são os Sintomas ?
Muitos casos são assintomáticos e são identificados apenas em avaliação de rotina ginecológica (exame físico e imagens).
Quando existem, os principais sintomas são:
Tratamento
A cirurgia para remoção dos pólipos deve sempre ser realizada.
Isso ocorre porque, apesar de ser baixa a incidência de malignidade, ela pode acontecer. Além disso, pacientes em programação de fertilização in vitro devem sempre retirar pólipos identificados nos exames de imagem.
Qual o Seguimento no Pós-operatório ?
O afastamento das atividades dura em média 5 dias, estando a paciente liberada para retornar às suas atividades habituais após esse período. O sangramento vaginal tende a ser pequeno e reduz-se gradualmente, cessando espontaneamente (não costuma durar mais do que 10 dias). Evita-se relação sexual e banhos de imersão (banheira, piscina, mar) enquanto o sangramento estiver presente.
Atividade física pode ser retomada sem restrições em geral após o término do atestado médico.